15 agosto 2009

Entrevista a André Barreto!


O técnico André Barreto acedeu dar uma entrevista ao Blog de Futebol do Redondo onde contou os motivos que o levaram a aceitar o convite de treinar o Redondense, as suas referências ao nível do treino e, principalmente, na vontade de ajudar o Redondense a tornar-se um clube ainda maior.
Confira as respostas já a seguir:

Blog - O André tem uma licenciatura em educação física, terminou o II nível de treinador com 18,8 valores, foi campeão de juvenis pelo Lusitano na época passada… Estamos na presença de um novo José Mourinho?
André Barreto - Nem de perto nem de longe um novo José Mourinho, estamos sim na presença de um jovem técnico que, quer na sua vida académica quer na sua vida profissional, lutou sempre para atingir os melhores resultados possíveis, com esforço, dedicação, muito empenho e humildade, permitindo assim que as boas prestações apareçam com mais facilidade e frequência…

Blog - O que o levou a deixar o Lusitano para assinar pelo Redondense?
André Barreto - Primeiro que tudo já estava à 6 anos na formação do Lusitano G.C., passando pelos escalões de escolas, infantis e juvenis, foi uma fase de aprendizagem muito importante mas que chegou ao fim. Ambicionava chegar ao futebol sénior, mas numa 1ª fase fazendo equipa técnica com alguém de “confiança”, o Paulo fez-me o convite e do respeito e admiração que tenho por ele e por acreditar e querer fazer parte do projecto do RFC para o seu futuro, resolvi aceitar a proposta.

Blog - O que é que os adeptos do clube podem esperar de si?
André Barreto -Podem esperar: dedicação, empenho e uma grande vontade de iniciar e desenvolver um bom trabalho em prol o RFC.

Blog - O técnico Paulo Sousa numa entrevista recente ao blog deixou-lhe palavras muito elogiosas. Era um objectivo seu trabalhar com ele?
André Barreto - Só aceitaria iniciar esta fase ao nível do futebol sénior junto de 3\4 treinadores pelos quais nutro especial admiração, por tudo o que têm feito e vão fazer pela modalidade. O Paulo é um desses, uma pessoa pela qual me identifico claramente.

Blog - Quais os treinadores com que se identifica?
André Barreto - Nos últimos 2\3 anos, e falando a nível do distrito, de treinadores que muito fizeram pela modalidade, e pelo desenvolvimento das equipas onde estão ou estavam tenho que destacar: Paulo Sousa \ Filipe Fialho, pelo grande trabalho desenvolvido neste últimos anos no Lusitano G.C. e Jorge Vicente por levar o Reguengos neste momento até à 2º B, desenvolvendo também um trabalho de enorme qualidade.

Blog - Quais serão ao certo as suas funções na equipa técnica do Redondense?
André Barreto - Colaborar com o Paulo Sousa e o Paulo Caraças na execução de tudo o que planificarmos para a equipa. Vou ser mais um a lutar pelos nossos objectivos conjuntos…

Blog - O André na época passada treinou o jogador Luís Varela nos juvenis do Lusitano. Acha que o jogador tem potencial para daqui a uns anos representar a equipa sénior do Redondense?
André Barreto - No Lusitano G.C. treinei não só o Luís Varela mas também o Ricardo Salvador, o Vítor Borrego e Fábio Carapinha. Todos eles integraram o projecto do clube e da equipa, e que felizmente foram e proporcionaram que eu fosse 2 vezes campeão distrital, à excepção do Fábio que apenas jogou o ano do Nacional de Juvenis. A todos eles obrigado pela sua dedicação. Na minha opinião TODOS podem claramente vir a representar a equipa sénior do RFC no futuro.

Blog - Quais as suas preferências ao nível da metodologia de treino?
André Barreto - A minha metodologia, duma forma resumida, baseia-se numa visão Global do treino, onde todos os factores devem ser trabalhados em conjunto, e onde o factor principal deve ser a relação do jogador com a bola, espaço, colegas e adversários.

Blog - Quais as suas ambições enquanto treinador?
André Barreto - Neste momento só estou centrado nas ambições que esta equipa técnica tem para o RFC, numa primeira fase dar estabilidade ao clube e posteriormente fazer dele uma referência a nível distrital.

Blog - Gostaria de deixar algumas palavras aos adeptos do Redondense?
André Barreto - Que sejam mais um jogador fora de campo, que apoiem sempre jogadores e treinadores nos momentos bons, mas mais importante ainda nos MAUS…porque todos temos que lutar para fazer do RFC um clube mais forte!

(Relembramos que se quiserem comentar a entrevista terão que identificar-se nos comentarios colocando o nome do autor, ou então assinando com um nickname, sendo que no ultimo caso só serão aceites os comentários depois do dono do nickname se indentificar para o e-mail do blog.)