12 agosto 2009

Entrevista exclusiva a Paulo Sousa!


O novo treinador do Redondense acedeu ao convite do Blog de Futebol do Redondo para uma entrevista onde deu a conhecer o que os adeptos do Redondense podem esperar para a época que está prestes a iniciar-se. Confira as respostas já a seguir.

Blog - És conhecido pela generalidade dos adeptos do futebol distrital por seres um “símbolo” do Lusitano, mas poucos sabem que sempre foste adepto do Redondense. O que te levou a assinar pelo Redondense depois de uma ligação ao Lusitano de 19 anos?
Paulo Sousa - Primeiro que tudo, é com enorme prazer que recebi este convite e saber que encaixaria no perfil de treinador pretendido para esta época. Quanto ao que me levou a assinar pelo RFC, foram vários factores: a minha vida profissional ter-se alterado neste último ano (estando agora a trabalhar em Redondo) e assim, poder ter mais tempo para exercer a minha profissão de mediador de seguros; depois, fiquei um pouco desgastado e talvez desiludido com as várias situações que o Lusitano estava a atravessar (as incertezas directivas, os constantes atrasos nos pagamentos…etc) e depois, o voltar á terra mãe, de onde saí como jogador e neste momento abraçar um projecto em que o futuro passará pelos atletas formados no clube.

Blog - O que é que os adeptos podem esperar de ti como treinador do clube?
Paulo Sousa - O que sempre prometi como jogador: muito trabalho, espírito de sacrifício e o dignificar da camisola que represento.

Blog - O teu técnico-adjunto foi campeão na época passada pelos juvenis do Lusitano, podes falar-nos um pouco mais sobre ele?
Paulo Sousa - O André já tinha sido convidado para trabalhar connosco nos seniores do Lusitano, onde já tinha um vínculo com a formação, o que levou a não aceitar esse nosso convite. É um treinador bastante competente, muito exigente com ele próprio o que o leva a exigir dos seus atletas ainda mais, conhecedor do futebol actual, com uma formação enorme na área das capacidades motoras e atléticas, e com uma enorme “solidariedade humana”.

Blog - Qual o teu sistema táctico preferido?
Paulo Sousa - Os sistemas tácticos partem muito das capacidades de os jogadores conseguirem ou não interpreta-los e exerce-los na prática, mas actualmente prefiro o 1x4x4x2, podendo muitas vezes desdobrar para o 1x4x3x3 (dependendo do jogo).

Blog - Depois de uma má época em que o Redondense terminou em 12º lugar no campeonato e foi eliminado na 1ª eliminatória da Taça do Distrito de Évora, quais os objectivos do clube para a época 2009/10 nestas competições?
Paulo Sousa - Os objectivos serão muito claros, fazer melhor que o ano anterior e tentar chegar o mais longe possível no campeonato e na taça. Mas o principal objectivo deste ano, é “arrumar” a casa e dignificar a camisola do RFC.

Blog - O clube esta época reforçou-se maioritariamente com jogadores mais ou menos desconhecidos pelos adeptos do clube. O que é que os adeptos podem esperar destes jogadores?
Paulo Sousa - O mesmo que poderão esperar de mim: muito trabalho, espírito de sacrifício e o dignificar da camisola que irão representar. Todos juntos teremos de falar uma só voz.

Blog - O plantel tem actualmente 21 jogadores. Ainda poderão chegar mais jogadores antes do início oficial da época?
Paulo Sousa - O nosso objectivo é formar um plantel com 24 / 25 jogadores, esperemos que dentro de 2 a 3 dias assinem mais 2 jogadores, que já estão referenciados.

Blog - Este ano irá haver uma aposta em jogadores da equipa júnior?
Paulo Sousa - Neste momento subiram ao plantel sénior 2 jogadores ex-juniores e farão a pré-época 3 jogadores que ainda farão parte do plantel júnior. A nossa aposta é claramente na formação, mas, com atletas que encaixem no nosso perfil.

Blog - Quais as tuas ambições como treinador?
Paulo Sousa - Neste momento estou centrado no projecto do RFC e a curto médio prazo é essa a minha ambição, fazer deste clube uma referência do distrital e onde todos os outros clubes o respeitarão.

Blog - Queres deixar alguma mensagem aos adeptos do clube?
Paulo Sousa - Que apoiem sempre o clube e respeitem os seus jogadores, porque só todos juntos, é que conseguiremos alcançar muito êxito. Esqueçam as rivalidades pessoais, as quezílias passadas que fiquem para trás e se amam realmente o clube, então, puxem todos por um só sentido….esse sentido que se chama Redondense Futebol Clube.


(Relembramos que se quiserem comentar a entrevista terão que identificar-se nos comentarios colocando o nome do autor, ou então assinando com um nickname, sendo que no ultimo caso só serão aceites os comentários depois do dono do nickname se indentificar para o e-mail do blog.)